Instalação do Sharepoint 2010 BETA no Windows 2008 R2

NOTA: Estes dados abaixo se referem a versão Beta do Sharepoint 2010. Na versão final a instalação ocorre sem problemas mesmo que esteja sendo feita em um Domain Controller.

Durante o periodo dos feriados eu dei inicio a experiencia de instalar o Sharepoint 2010. Se você não sabe qual versão do Sharepoint 2010 irá instala veja o post http://www.marcelosincic.com.br/Blog/post/Sharepoint-2010-Como-ficarao-as-edicoes-da-nova-versao.aspx.

 No começo descobri que a instalação dele em VM é um problemão, segue as dificuldades que tive e talvez ajude alguem que passe pelo mesmo problema:

  1. A instalação do Beta é apenas em 64 bits, ou seja, não pude usar o Windows Virtual PC que tenho no Windows 7. Instalar o Windows 2008 R2 na minha máquina para fazer isso seria um problemão.
    Dica: Baixe o Sun VirtualBox que permite instalar um SO de 64 bits, é gratuito e tem bom suporte a VMs com o addition para Windows.
  2. Baixe e instale o KB976462 mas como ainda é beta procure em sites de busca o download
  3. Minha VM de Windows 2008 R2 era obviamente um Domain Controller. O problema é que o serviço "Microsoft Sharepoint Search" não sobe de jeito nenhum porque ele tenta utilizar uma conta local ao executar o "Sharepoint Configuration".
    Dica: Não utilize um DC, se for utilizar fique esperto porque tanto no passo 6 quanto no step 10 o configurador do Sharepoint altera a conta novamente, e vc irá precisar ficar monitorando constantemente no "Services" do Windows, se desgrudar um minuto e ele alterar e vc não arrumar interrompe tudo e tem que recomeçar.
  4. Durante o passo 6 e 8 ocorrem timeouts. Isso acontece porque o tempo default de acesso aos web services é de 20 segundos, o que obviamente em uma VM vai estourar com o erro: "Exception: Microsoft.Office.Server.UserProfiles.UserProfileException: The request channel timed out while waiting for a reply after 00:00:19.9679645. Increase the timeout value passed to the call to Request or increase the SendTimeout value on the Binding".
    Dica: Navegue até o diretório \14\WebClients\Profile de instalação, encontre o arquivo client.config e altere os atributos "sendTimeout=00:00:20" para , por exemplo 10 minutos, e resolvido o problema. Vai demorar um tempão para terminar, mas vai acabar.

Uma das maravilhas que vi foi que não precisei ficar baixando aqueles updates e prerequisitos chatos a cada vez que vc roda um check. O Sharepoint 2010 detecta o que falta, baixa e instala tudo. Porque demoraram tanto para fazer algo assim ????

 

Após a instalação vi que o Sharepoint 2010 com o Sharepoint Designer 2010 ficaram show, muito bons na integração como descrevi no post http://www.marcelosincic.com.br/Blog/post/Novidades-do-Sharepoint-2010-e-do-Sharepoint-Designer-2010.aspx.

Comentários (3) -

  • Marcelo, na nossa empresa ja possuimos o sharepoint 2007, há possilidade de executar um upgrade pra verão 2010 ?
    OBrigado
  • Olá João,

    É possivel sim, uma das opções mostradas na tela de instalação é a opção de Upgrade. Ele irá primeiro checar os prereqs e na sequencia fazer o upgrade. Eu testei no meu primeiro amebiente de teste e funcionou bem.

    Um abraço,

    Marcelo Sincic
  • Ah, só lembra de 2 principais pré-requisitos:
    1- SP2 no Sharepoint 2007
    2- O Sharepoint 2010 só irá rodar em máquinas com SO de 64 bits !!!
Os comentários estão fechados