Office 365–Nova visão de serviços na nuvem da Microsoft

Hoje foi anunciado o “rebrant” ou rebatismo do BPOS para Office 365. Porem, a mudança não se dá no nome mas também nos serviços oferecidos e na política de unificação dos serviços online da Microsoft.

Também foi anunciado pelo Steve Balmer o término da funções de arquiteto chefe da Microsoft, cargo que era de Bill Gates e atualmente ocupado pelo Ray Ozzie. Em uma carta aberta Balmer comenta que Ozzie estará deixando este cargo e que ele iniciou uma importante mudança na cultura da Microsoft por evangelizar o conceito de cloud computing e SaaS (software como serviço) que para a Microsoft é uma quebra de paradigma, já que sempre vendeu software como produto. O Office 365 é a sua última cartada na função !!!

Para entender o que mudou em termos de recursos é interessante o post do time do Exchange, onde eles descrevem as novas funcionalidades, que para mim se destacam:

  • Agora será possível a convivência de servidores Exchange 2007/2010 dentro da empresa (on premises) com os servidores da nuvem. A qualquer momento o administrador poderá transferir a conta da nuvem para o interno e vice-versa pelo novo console integrado.
  • Integração do PBX interno com o voice mail do Exchange Online permitindo correio de voz na nuvem

Outra mudança é a migração dos serviços Live@edu e Office Live Small Business para o novo Office 365.

Por fim, o Office Web App, já disponível como Beta no Hotmail, agora estará disponível na web, permitindo que os usuários do Office 365 utilizem documentos do SharePoint Online diretamente pela web sem a necessidade do Office local, como acontece hoje. Note porem que no pacote do Office 365 está incluído a licença da versão desktop do Office Professional 2010.

Como será feita a transição?  Haverá um portal disponível em http://www.microsoft.com/online/transition-center.aspx, por enquanto resta ler os documentos disponíveis no portal de transição.

Todo este movimento é uma integração de serviços, criação de novos serviços com o Lync (Office Communications), criação de um nome forte (Office 365) e oferecer serviços que possam competir com o Google de igual para igual, ainda que o preço do Office 365 seja mais alto que o do Google Apps.

 

Fonte: http://msexchangeteam.com/archive/2010/10/19/456652.aspx e http://www.cmswire.com/cms/enterprise-20/microsoft-rebrands-bpos-as-office-365-adds-office-online-008916.php

Os comentários estão fechados